segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Caprichoso brinca nas ruas de Parintins

Milhares de torcedores invadiram as ruas de Parintins para brincar de boi-bumbá com o Caprichoso no último sábado 18.Foram mais de oito horas de pura energia que iniciou às 21:00h e encerrou na madrugada do dia 19. O Largo da Francesa ficou pequeno para os torcedores que chegavam de todos os lugares da Ilha. Triciclos enfeitados, alegorias de sátira ao boi contrário e a alegria que contagiou o lado leste de Parintins com o ritmo da Marujada de Guerra, e as toadas antológicas que eram entoadas pelo ex-amo Rei Azevedo.


O brasão Caprichoso anunciava que a festa mais tradicional da ilha estava iniciando, com a energia da Raça Azul seguido de um grupo cênico que interpretava os primeiros índios do boi, Pai Francisco e Catirina. Na Rua João Meireles as fogueiras acessas aqueciam a euforia de Dona Rosa Araújo, Dona Luiza Gonzaga, Dona Neri, Silvana e Marcos Falcão que manifestaram o carinho ao Touro Negro. “Lembrei meu pai Luiz Gonzaga, quando ele brincava com nosso boi ”disse emocionada Dona Iza. Ainda na João Meireles o Caprichoso brincou em seu antigo Curral e recebeu a homenagem dos alunos da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle.
A emoçâo tomava conta dos torcedores que gritavam, cantavam e vibravam ao ver o Boi Caprichoso passar. Dona Odinéa Andrade, “A mãe do Boi” apelido dado pela Confraria Ala Jovem, não conteve as lágrimas ao ver o boi à porta de sua casa. “Este é meu boi e este é meu tripa”, referindo-se a Marquinhos Azevedo que caminhou com o Touro Negro.
A eterna Sinhazinha Karina Cid, esperava o boi na Rua Sá Peixoto, lugar tradicional da história azul e branca. “Esta fogueira é a homenagem para a minha mãe Ednelza Cid que se dedicou muitos anos ao Caprichoso criando os vestidos e bordando as fantasias que nós brincávamos”, recordou.
Outro momento emocionante foi o encontro da primeira Porta-estandarte a usar fantasia indígena Leni Paiva Fernandes, 44 que depois de vinte e seis anos brincou com o Caprichoso. “A alegria é contagiante para mim que brinquei na década de 70, 80 é muito diferente”, disse. Ao ser reconhecida pelos amigos de sua época era saudada com abraços fortes e emocionantes. Peta Cid, Afrânio Gonçalves, João do Carmo, Gil Gonçalves, Carmona Oliveira e tantos outros não esconderam a emoção de ver Leni carregando estandarte.
Uma gigantesca pororoca azul invadiu a Avenida Amazonas até a Catedral do Carmo onde o Levantador de toadas David Assayag, o Apresentador Junior Paulain, e o Amo Edilson Santana fizeram o show até às quatro horas da manhã.
A emoção em conduzir o boi de Roque Cid
A presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda não se conteve e se emocionou durante o boi de Rua 2011. Para ela conduzir o bumbá fundando por Roque Cid é uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo gratificante ao ver a felicidade da nação azul e branca. O primeiro momento que emocionou a dirigente azul foi o encontro com dona Iza Gonzaga filha de Luiz Gonzaga, um dos donos do Caprichoso. “Obrigado Márcia, obrigada presidente, é muito bom ter o boi Caprichoso brincando na frente da minha casa e lembrar na época que o papai comandava meu boizinho”.
A emoção se misturava a empolgação da presidente que durante o percurso ao ver a imensidão de camisas azuis também coordenou o turbilhão azul que tomou conta das ruas de Parintins.
A torcida organizada Raça Azul com toda a energia da juventude que se misturou a velha guarda mostrou que o boi Caprichoso é inovador sem perder a tradição. Márcia acompanhou a coreografia do turbilhão azul com a torcida oficial, mas a energia dos tempos de Ala Jovem não é a mesma. “Nossa não tenho a idade deles”, brincou a presidente.
Quando entrou na Rua Sá Peixoto, tradicionalmente chamada de “Esconde” Dona Dinha e Dona Marilda Cruz abraçaram a presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda e agradeceram pelo momento oportunizado pelo Touro Negro. Dona Marilda deixou as lágrimas rolarem no rosto e lembrou do marido, o marujeiro Elson Fonseca.
Márcia acompanhou todo o percurso do boi de rua e ressaltou a unidade que vive o boi azul. “O Boi de Rua foi à prova da união que vive o Caprichoso e que se Deus quiser nos levará ao título do Festival”, concluiu.

Clique para ampliar as fotos: 


 












Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: Wanderley Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...