quinta-feira, 16 de junho de 2011

Caprichoso realiza primeiro ensaio técnico


Não há dúvidas de que o Boi Caprichoso fará mais um grande espetáculo de arena no Festival 2011. O ensaio técnico da noite do dia 15 foi o prenúncio definitivo do espetáculo de magia que o bumbá azul está preparando para encantar o Brasil e o mundo na arena do Bumbódromo. O ensaio técnico é o momento em que o ‘Boi’ apresenta todo o seu repertório de arena para as três noites de Festival.Uma equipe da TV Bandeirantes e o Conselho de Arte cronometraram a apresentação do ensaio para assegurar a perfeição dos mínimos detalhes do show oficial. 

O Caprichoso optou por priorizar o tempo de apresentação, por isso, as evoluções foram apresentadas de forma aleatória. Raça Azul e Marujada de Guerra seguraram durante duas horas e meia a apresentaçao de ritmo e euforia da galera. As tribos coreografadas protagonizaram um momento mágico na arena. Com as assinaturas de Jair Almeida, Érick Beltrão e Marcos Falcão, os grupos tribais, deram mais um exemplo de superação e criatividade, surpreendendo até mesmo o próprio torcedor azul, que a partir dessa noite, está ainda mais confiante na conquista do bicampeonato. O torcedor compareceu em massa, vestiu a camisa azul e não deixou espaços vazios nas dependências do Zeca Xibelão. 


O toadeiro Márcio do Boi substituiu o levantador oficial David Assayag com muita competência e comandou a parte de apresentação musical com Júnior Paulain e o Amo Edilson Santana. De pés no chão e uma energia ‘sobrenatural’, os itens oficiais deram um espetáculo à altura do entusiasmo da galera presente. Na toada “Louco apaixonado” houve o encontro de todos os itens na arena, em uma mistura homogênea de sensações singulares que só o torcedor azulado pode manifestar. Participaram do ensaio Júnior Paulain (Apresentador), Edilson Santana (Amo do boi), Tainá Valente (Sinhazinha da Fazenda), Brenná Dianá (Rainha Folclore), Geovana Vieira representou a Porta – estandarte, Karine Medeiros, Waldir Santana (Pajé), Maria Azêdo (Cunhã Poranga) e o Tripa Marquinhos Azevedo com o Boi Caprichoso. 
Como é de sua característica, a presidente Márcia Baranda acompanhou tudo de perto. De prancheta nas mãos, olhar fixo e ao mesmo tempo encantado, a ‘comandante azul’ das próximas três temporadas permaneceu atenta dentro da arena. “Tudo isso é fruto de um longo e sério trabalho que começou a ser construído desde agosto do ano passado. Faltam ainda alguns ajustes mais estamos muito felizes com tudo o que apresentamos hoje, e o Caprichoso vai ser bicampeão se Deus quiser”, afirmou a presidente. Ao seu lado, a vice – presidente Socorro Carvalho, e comentarista da BAND oscilava entre momentos de anotações e de torcedora eufórica, dançando e cantando as toadas do bumbá azul. “Não dá pra resistir, trabalhar com o Caprichoso é contagiante. A gente acaba se envolvendo com a festa da galera. 


É um sentimento maravilhoso”, completou.Tribos genuinamente parintinenseAs tribos do Boi Caprichoso sempre foram o diferencial do Festival de Parintins. Inovador, ousado, e valorizando principalmente a arte de dançar dos parintinense o Caprichoso estará na arena em 2011 com mais de 300 dançarinos que formarão as tribos especiais, coreografadas, e corpo cênico de alegorias.O Caprichoso aposta novamente nos curumins e cunhantãs da Francesa, Palmares, Santa Clara e de todos os cantos de Parintins que se dedicaram durante dois meses aos ensaios coreográficos.
O resultado positivo foi visto no primeiro ensaio técnico na noite desta quarta-feira na arena do Curral Zeca Xibelão.A batida forte do tambor acelerou o ritmo do coração dos dançarinos que entraram em cena surpreendendo o Conselho de Arte e a galera que a cada movimento espetacular aplaudia e gritava no curral.São corpos que juntos dão formas a entes da floresta, desenham formas e ritmo reproduzindo as danças tribais. O diretor de projetos Gil Gonçalves, disse que o Caprichoso valoriza o potencial artístico do parintinense. “Nós do Caprichoso acreditamos que nós temos a magia que encanta através da arte não precisamos importar de outros lugares, a maior prova foi vista nesta noite, não temos dúvida que alcancem as notas máximas como sempre aconteceu”, disse confiante.As críticas giram em torno do fato do boi contrário contratar tribos do Município de Juruti do Festribal,para a disputa na arena. 


“Não podemos menosprezar a mão-de-obra, que temos em Parintins, a partir do momento que fazemos isso, passamos a esquecer de que fomos nós que criamos a dança do boi-bumbá, os demais municípios do Amazonas e até do Pará reproduziram a nossa dança, o nosso ritmo criando festas similares ao Festival de Parintins. Nós parintinense somos os pioneiros e precisamos manter essa tradição”, alfinetou.Gonçalves conta que as tribos do Caprichoso sempre foram genuinamente criadas em Parintins destacando a Tribo Sateré Maué que nasceu na Rua Sá Peixoto. “O fato do nosso adversário, não ser de Parintins, vir de outro Estado nos fortaleceu, mexeu com o nosso brio para fazermos melhor,foi um incentivo para vencermos essa batalha”, ressaltou. Ele ressalta que os coreógrafos autores das inovações são do Bairro de Palmares e Francesa redutos do Caprichoso. “O Erick Beltrão e o Jair Almeida são nascidos no Bairro de Palmares o Marcos Falcão é do Bairro da Francesa, disse entusiasmado.
O coreógrafo Jair Almeida resumiuo trabalho em dedicação e tratamento diferenciado concedido aos brincantes. “Fazemos um trabalho com respeito valorizando essa dedicação, por isso promovemos a Festa das Tribos para agradecer nossos dançarinos”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...